História de São Jerônimo da Serra

HISTÓRICO


A comunidade foi fundada em março de 1854, com a denominação de Aldeamento de São Tomás de Papanduva, com a finalidade de catequização dos índios Caingangues que habitavam a região.

A direção do aldeamento, na ocasião, foi entregue ao sertanista Joaquim Francisco Lopes, substituído, em 1867, pelo Frei Luiz de Cemitile.

No ano de 1870, para localizar uma imagem ofertada pelos jesuítas portugueses, construiu-se uma capela sob a invocação do santo católico, São Jerônimo. O aldeamento passou a ser conhecido na região, pelo nome de São Jerônimo, imagem essa que acabou desaparecendo, recentemente, no dia 2 de junho de 1988, no incêndio que ocorreu na então Igreja Matriz de São Jerônimo.

Destacarem-se, como seus primeiros moradores, Gilberto Ferreira de Mello, Filisbino Borges Sampaio, Francisco Ferreira da Costa, João Pedroso de Souza, José Joaquim da Costa, José Martiniano da Costa , Júlio Corrêa Bittencourt e Vicente Olegário de Proença.

Com o trabalho desenvolvido por esses pioneiros, o Coronel Deolindo Corrêa de Mello, conseguiu em 1920, que São Jerônimo fosse levado à categoria de município, pela lei Estadual n. º 1918, de 23 de fevereiro daquele ano, desmembrando o distrito do município de Tibagi, ao qual pertencia, nomeando Coronel Deolindo, como o primeiro prefeito da História do município.

A 19 de abril de 1943, foi criada a comarca de São Jerônimo, instalada solenemente, na ocasião pelo Dr. Joaquim de Oliveira Sobrinho.

Mas, pouco tempo depois, São Jerônimo foi rebaixado à condição de distrito, então pertencente ao Município de Congonhinhas. Três anos depois, contudo, graças a um trabalho de suas lideranças, foi sancionada a Lei Estadual n. º 2, de 10 de outubro de 1947, restaurando autonomia de São Jerônimo como município, mas com a denominação de Araiporanga.

Na última divisão territorial de política do Estado do Paraná, acontecia em 1951, o município passou a denominar-se em definitivo como São Jerônimo da Serra.

 

ASPECTO FISICO E GEOGRAFICO
 
Altitude – 920 metros do nível do mar.
Área – 722 quilômetros quadrados.

 
LIMITES


Limita-se, nos quatro pontos cardeais, com Santa Cecília do Pavão, Nova Santa Bárbara, Santo Antônio do Paraíso, Congonhinhas, Sapopema, Ortigueira, Londrina e Assaí.

 

DISTRITOS


O município conta com os distritos de São João do Pinhal e Terra nova, Caratuva, Vila Nova.

 
POPULAÇÃO


São Jerônimo da Serra conta atualmente com uma população estimada em 11.750 habitantes, no Município (senso 2000), sendo que na sede e  5.332 habitantes e 6.418 em área rural , compreendendo que deste total há 6.047 do sexo masculino e 5.695 do sexo feminino, dando uma diferença de 352 homens a mais que mulheres.