Histório da SAMAE

O SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) foi criado pela Lei Municipal nº87/95 do dia 25 de setembro de 1.995, no qual o Município assinou um convênio com a F.N.S. que iniciou de imediato as obras de construção do sistema, suas atividades administrativas iniciaram em 01 de Abril de 1.998.

No ano de 1.995 a prefeitura Municipal não contendo as reclamações por falta de água no município que tinha um sistema muito precário, resolveram criarem uma Autarquia Municipal e fazerem um convênio com a F.N.S. para resolverem o problema, no qual a F.N.S. investiu logo de cara R$=600.000,00 na construção de reservatórios, adutoras, poços artesiano, casa de química, almoxarifado e escritório, no qual depois de tudo concluído, a F.N.S. através do Eng. º Pedro Alcir Urnal e a Prefeitura Municipal, através da prefeita atual Maria Luiza Coppla resolveram abrir concurso publico para contratação de pessoal, que em 01 de abril de 1.998 iniciou os trabalhos.

No começo o Samae contou com ajuda financeira da Prefeitura para Pagamento de salários e ajuda com funcionários para substituição e construção de redes, adutoras e reformulação do sistema de distribuição de água.

No momento, a finalidade do Samae é distribuir água tratada a população da cidade de são Jerônimo da Serra, para o futuro estamos planejando tratamento de esgoto.

Hoje o sistema encontra se bem estabilizado, constamos com macromedidores para controle de perdas no sistema, as  faturas são envelopadas.